Um fascinante estudo de 2017 investigou os efeitos do extrato de alho com limão contra o câncer de mama.
O alho é o mais poderoso vegetal anticancer graças à sua combinação única de fitoquímicos e compostos organossulforados, sendo que o mais conhecido deles é a alicina (tiossulfonato).
Recomenda-se usar grandes quantidades de alho diariamente durante a fase mais intensiva da jornada de cura do câncer, mas a maioria das pessoas reluta em consumir o alho por causa de seu sabor forte ou porque não quer cheirar a alho.
Observação: Cozinhar o alho reduz significativamente sua ação anticâncer. Por isso é melhor consumi-lo cru. Se você for cozinhar com alho, esmague-o ou pique-o e deixe descansar por pelo menos 10 minutos. Isso preserva a força de alguns compostos anticâncer.
Frutas cítricas, como os limões, são ricas em compostos anticâncer, como o limoneno, especialmente nas cascas.
O Dr. Wamidh Talib, professor de biologia do câncer em Amã, Jordânia, desenvolveu a hipótese de que a combinação dos extratos do alho e do limão poderia aumentar a ação anticâncer do alho ao prover o ambiente ácido necessário e os fitoquímicos do limão.
Neste estudo, células de câncer de mama foram injetadas em ratos. Durante 14 dias aguardou-se que as células cancerosas crescessem, a fim de formar tumores. Os ratos foram, então, separados em quatro grupos diferentes e receberam o seguinte:
Grupo 1: solução salina (grupo de controle);
Grupo 2: extrato de alho;
Grupo 3: extrato de limão;
Grupo 4: extrato de alho com limão.
As soluções foram injetadas em seus estômagos uma vez ao dia, para garantir que todos os ratos consumissem uma dose igual.
Surpreendentemente, após apenas 14 dias de tratamento com extrato de limão ou extrato de alho, os tumores diminuíram em média 80%, e 60% dos ratos ficaram completamente livres do câncer!
Enquanto isso, o grupo de controle, que não recebeu nenhum dos extratos, teve um aumento de 566% no tamanho do tumor.
Mas espere, a coisa fica ainda melhor.
Os tumores diminuíram em média 91% e desapareceram completamente em 80% dos ratos tratados com AMBOS os extratos – limão e alho!
Portanto, embora os extratos de limão e de alho, isoladamente, já sejam poderosos agentes anticâncer, parece haver poderosos efeitos sinérgicos anticâncer quando os dois são combinados. A combinação também não mostrou sinais de toxicidade renal ou hepática.
É importante observar que 30% dos ratos no grupo de controle não tinham tumores detectáveis no final do estudo, indicando que seus corpos preveniram ou curaram o câncer sem qualquer ajuda do alho ou do limão.
O Programa Minha Vida sem Câncer pode ser seu maior aliado. Saiba mais aqui.
Veja o que os pesquisadores fizeram.
Dentes de alho e limões frescos foram lavados, secados e depois usados para preparar extratos em água destilada.
Quinhentos gramas de cada material vegetal foram picados e misturados vigorosamente em 1 litro de água destilada, usando um misturador elétrico, mas um liquidificador serve. A solução resultante foi então filtrada. Você pode fazer isso usando um filtro de voil (panela furada).
O dr. Wamidh Talib alterou a fórmula para que humanos consigam tomá-la, sem perda do efeito.
No caso do estudo, usou-se água destilada, como é comum em experimentos de laboratório, para excluir fatores de confusão como cloro, flúor ou outros contaminantes. Mas você pode usar a água que tiver. Naturalmente, uma água sem cloro e flúor é a melhor opção, mas se não tiver, use água de filtro de barro mesmo.
Como preparar o extrato de alho com limão
De acordo com o Dr. Wahmid Talib, autor do estudo, que bebe esta mistura há muitos anos, a melhor maneira de consumir o extrato de limão e alho é na proporção de 3 para 1, ou seja, 300 gramas de limão e 100 gramas de alho misturados em 500 ml de água e depois coar. Se você não tiver uma balança, são cerca de 3 a 4 dentes grandes de alho e três limões de tamanho médio. A fórmula não precisa ser precisa; triplicar a quantidade de limão facilita a ingestão.
Descasque e pique o alho e reserve-o por 10 a 15 minutos para ativar os compostos anticâncer.
Coloque o alho e os limões com casca no liquidificador junto com 500 ml de água.
Bata tudo, mas evite bater por muito tempo para não “cozinhar” a mistura.
Despeje o líquido em um filtro de voil e coe.
Prontinho!! Coloque em uma jarra de vidro hermética e guarde na geladeira.
Ele permanecerá fresco por uma semana, talvez até duas. Você também pode congelá-lo.
Beba 100 ml de extrato de alho e limão após a refeição, 1 a 3 vezes por dia.
Esta concentração é mais de 5 vezes a quantidade de alho e mais de 17 vezes a quantidade de limão dada aos ratos no estudo.
Ele permanecerá fresco por uma semana, talvez até duas semanas. Você também pode congelá-lo.
Beba 100 ml de extrato de alho e limão após uma refeição, 1 a 3 vezes por dia.
Esta concentração é mais de 5 vezes a quantidade de alho e mais de 17 vezes a quantidade de limão dada aos ratos no estudo.
Lembre-se, isto NÃO é orientação médica.
* Se você estiver tomando medicamentos farmacêuticos, certifique-se de que não haja contraindicações com os medicamentos que está tomando. Lembre-se de que sempre que consumir extratos vegetais concentrados, você o fará por sua própria conta e risco.
Observação especial: embora 80% dos ratos tenham se livrado do tumor após serem tratados com extratos de limão e alho por 14 dias, este protocolo, se eficaz em humanos, provavelmente não produzirá resultados tão rápidos. Um dia de camundongo é equivalente a cerca de 40 dias humanos; portanto, 14 dias de rato equivalem a 560 dias humanos ou cerca de um ano e cinco meses. A cura leva tempo!
À sua saúde!
O Programa Minha Vida sem Câncer pode ser seu maior aliado. Saiba mais aqui.