fevereiro 26, 2021

O que é câncer

Câncer. Esta palavra por si só já causa arrepios e desconfortos em todo mundo. No passado ela nem era pronunciada. Dizia-se “aquela doença” ou “a doença que começa com ‘c’”. Muita coisa mudou de lá para cá – e muita coisa continua igual, como os tratamentos convencionais, que continuam basicamente os mesmos.

Hoje vivemos uma epidemia de câncer. Nesta geração prevê-se que uma mulher em cada três e um homem em cada dois desenvolverá câncer ao longo da vida. E se estamos enfrentando esse cenário e sujeitos a ele, a primeira coisa que precisamos fazer é saber o que é o câncer. Só assim poderemos assumir uma postura diante dele.

A primeira coisa que precisamos entender é que o surgimento de células cancerosas é uma coisa natural e todos nós as produzimos diariamente. Nós produzimos de 10 a 100 células anormais todos os dias. Só que algumas se desenvolvem e se transformam em um tumor e outras são simplesmente identificadas, combatidas e destruídas pelo nosso sistema imunológico.

A célula cancerosa é uma célula anormal que perdeu sua condição natural de morrer. Toda célula tem essa programação de tempo de vida. Ela nasce, vive algum tempo e morre. Isto se chama apoptose – morte celular programada. Sem esta condição, a célula torna-se imortal e continua a desenvolver-se sem parar e a multiplicar-se até se transformar em um tumor.

Mas a célula de câncer tem outra característica: ela se espalha e invade órgãos, produzindo o que se chama de metástase, que é o maior perigo deste processo. Nove em cada dez pacientes morrem da metástase e não do câncer primário. Portanto, em um tratamento de câncer a maior preocupação deve ser impedir a metástase. No entanto, por mais difícil que o tratamento de uma metástase seja, revertê-la não é impossível, por mais que se diga o contrário.

Sistema imunológico: nosso exército da salvação

O câncer é resultado de uma falha de comunicação do sistema imunológico. Se as células do sistema imunológico não conseguirem comunicar-se umas com as outras, elas não conseguirão deter o inimigo invasor. Não conseguirão identificar essa massa crescente até que seja tarde demais. E esta falha do sistema imunológico em identificar a célula de câncer pode ocorrer por estar enfraquecido ou por estar ocupado demais com o excesso de trabalho no corpo, a ponto de deixar passar despercebida a célula cancerosa.

Agora, é preciso entender que o câncer não é um invasor que vem de fora, mas é uma doença metabólica, indicando que o corpo não está funcionando apropriadamente. Portanto a abordagem não deve ser a de atacar o inimigo, mas de corrigir o que não está funcionando adequadamente dentro do corpo.

Ao contrário do que se pensa, o câncer não aparece de uma hora para outra. Ele é o resultado de muitos anos de desenvolvimento até se tornar identificável. Ele chega a levar até dez anos até que seus sintomas comecem a aparecer, embora às vezes se manifeste já dois ou três anos, dependendo do tipo ou de condições ambientais e emocionais traumáticas.

Portanto, o sucesso no enfrentamento do câncer está muitas vezes associado ao momento em que ele é descoberto. Quanto mais cedo, melhores as chances.

Em Câncer sem Mitos nós vamos trazer a você as informações menos divulgadas e as mais recentes pesquisas. Vamos mostrar os melhores exames para detecção e prevenção do câncer – exames que muito provavelmente você desconheça.

Nossa missão é mostrar as verdades e mentiras em torno desta doença que, por mais grave que seja, pode ser curada sem trazer inúmeros efeitos colaterais durante o processo.

Acompanhe-nos nessa empreitada. Nós queremos que você tenha as informações necessárias para que possa tomar suas próprias decisões em relação aos tratamentos a que está disposto a se submeter. E se você estiver buscando prevenção, vai se surpreender com tudo o que você pode fazer para garantir e preservar sua saúde.

O câncer é sério, mas não é imbatível. Informe-se. Conhecimento é poder.